Adrenalina, superação, emoção. Você está a poucos segundos de ver a luz vermelha ficar verde. E você, ali sentado, ansioso, afunda o pé no acelerador. A luz verde aparece. Todos saem.
Como poensar em paciência, se, você ali sentado, pisa no acelerador mesmo sabendo que faltam 30 segundos para a largada?
À primeira vista, velocidade não combina com paciência. É a opinião da maioria, aproximadamente 90% das pessoas do DEMO. Que aliás, deve ser uma alusão ao capeta, pois você entra lá para se divertir, fica bravo e sai para não enfartar. Isso é o que separa os bons dos maus pilotos, os novatos dos experientes.
Concordo que Live for Speed seja "apenas" um simulador, mas só o é porque simula a realidade. Ninguém de verdade arriscaria sua vida jogando seu carro na primeira curva de Blackwood GP. Ou dentro, de seu carro quebrado, apertaria Shift+R e pediria restart.
Isso acontece por um simples fenômeno. É muito rápido e fácil se tornar um "gamer", mas exige meses para que se torne um piloto. E um piloto não é quem sai na primeira volta por acidente, e sim uma pessoa paciente que sabe a hora de forçar, ultrapassar um retardatário, de encarar uma pista difícil. Convenhamos, se você uer se matar e matar aos outros, vá jogar Counter Strike. Mas, se você quer jogar Live for Speed, imagine que é alguém de verdade no lugar daquele boneco que nem sabe trocar marcha. Então aja como um homem, não como uma criança!
Em conversa com os "pré-históricos" do LFS (pessoas com 2 anos ou mais de experiência), pude notar que todos imaginavam que a versão paga (s2) resultaria numa melhora significativa de nível técnico e outras coisas que nos tiram do sério no DEMO, Foi, mas uma licensa não compra experiência e técnica. Um exemplo meu no S2, outro dia. Fui para um servidor de passei dar umas voltas, já que não tinha gostado do meu resultado na Fórmula 3000, um servidor que você anda em determinados layouts que imitam as ruas de verdade, e anda para ganhar dinheiro e com dinheiro você compra carros mais potentes, o que de certa forma filtraria os "noobs" de andarem com carros muito velozes. Bom, eu ia lá, maroto com vento na cara e vejo hasteada a Bandeira Amarela. Percebendo que aquele trecho estreitava a pista, fui pisando aos poucos no freio e deixando o carro mais lento para evitar coisas piores. Eu, no cockpit do meu FXO GTR vi um FZ GTR atolado na areia depois de ter batido na mureta quando foi ultrapassar um XF GTI. Mas logo fui puxado com tudo na frente, pois um FOX ao ver bandeira amarela não freiou e encheu com tudo a traseira do meu pobre GTR. Problema algum, pois foi ele que rodou e atolou na areia, mas, sabendo que o FOX freia muito mais rápido que um GTR, quanta imprudência continuar acelerando mesmo com acidente na pista. Isso não foi um erro, como diriam, pois poderia ter sido evitado se o piloto fosse prudente. Pilotando um monoposto de vedade, você continuaria acelerando tudo depois de ver uma bandeira amarela ser hasteada?
Culpe o LAG, pronto, agora todos entendem o acidente que você provocou por imprudência. Incrível como os melhores pilotos virtuais nunca reclamam de sua conexão. E mais fantástico ainda é que eles não reclamam de ser atrapahlados por algum outro piloto. Reclamar é fácil, assim como é fácil querer mudar OS OUTROS. Reclame de si mesmo, mas sem falsa modéstia. Ando vendo na S2PRO muitos pilotos conseguindo bons tempos e em seguida comentando "Ah... Errei na última curva" ou coisas do tipo, o que não ajuda ninguém, nem ao seu próprio ego, pois esse comportamento é danoso e só serve para se vangloriar e menosprezar os outros. Tempo em volta rápida não ganha corrida, experiência ganha.
Numa analogia corrida-futebol, o cara bom em volta rápido é aquele bom batedor do time, o centro-avante. Pode marcar o gol, e tenta, consegue as vezes, quando não dá coloca a culpa no time, a bola não chegou, a marcação foi forte, etc. O piloto experiente joga em conjunto formando um time, ofensivo e defensivo, seguro, plural, bom batedor e bom defensor. A vitória ou derrota é dividida, então ele não se vangloria de ter ganho ou ser bom, mas continua em seu caminho, decidido.
Então respeitem-se, concentrem-se, comportem-se, divirtam-se, sem nunca esquecer do porque se está correndo. Evoluam, importam-se mais, leiam-mais. Entenda mais de automobilismo, estude setups e respostas do carro, não limitem-se a ser apenas um "gamer". A vitória exige paciência! Corra 20 voltas mas não 1 curva ou 1 volta. Não se afobem, esperem a hora certa. Tenha uma boa conduta na pista e serás reconhecido como bom piloto. Não se conforme com pouco, ambicione, mas lembre-se que isso não se conquista em uma curva, mas em meses, quiçá anos. Não peça restart, não acabe com a corrida dos outros. Aprenda com seu erro, para não precisar errar 2 vezes. Não provoque acidentes, respeite bandeira amarela e azul, respeite aos outros, respeita a si mesmo!
Lembrem-se que o caminho de subida é o mesmo de descida, e que no final ficam as amizades. Isso te fará uma pessoa melhor. E porque não, vai uma corridinha ae?
*Artigo extraído da Liga Brasileira de Live for Speed (
www.lfsbr.com)